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A MINHA
CASA

APRESENTAMOS UM
ESQUEMA SIMPLIFICADO QUE 
AJUDA A POPULAÇÃO

As contas chegam a nossa casa (ou à nossa caixa de entrada de e-mail) e o nosso olhar tem tendência a ficar “preso” no valor a pagar. Mas será apenas esta a informação importante? Nós ajudamos a analisar.

A interpretar a sua fatura de energia

APRESENTAMOS
UM ESQUEMA 
SIMPLIFICADO QUE AJUDA A POPULAÇÃO

Dados do fornecedor

 

Em caso de dúvida ou de necessidade de reportar algum erro identificado na tua fatura, deverás reportar a linhas de apoio, e-mail e site do fornecedor.  São habitualmente as informações que irás encontrar neste espaço. 

Nota importante: Neste espaço poderás, também, encontrar o contacto a que deves comunicar a leitura do teu contador, mas sobre este tema poderás saber mais acionando o ícone de referência no nosso modelo de fatura. 

Montante
(prazo para pagamento e forma de pagamento) 
 

Este é o dado que normalmente tem mais relevo aos olhos do consumidor. Refere o valor que deverás pagar, por pagamento através de referência e entidade ou débito direto (dependendo do modo de pagamento contratualizado com o fornecedor) e o prazo até quando poderás efetuá-lo.

 

Nota importante: Habitualmente em letras de tamanho mais pequeno podemos ler as consequências do incumprimento deste pagamento, como a cobrança de juros moratórios (uma taxa aplicada sobre o valor de uma dívida que não é paga dentro do prazo estipulado) ou a interrupção da prestação do serviço contratado.

Período da Faturação
 

O período de faturação corresponde à data de início e à data final em que foi contabilizado o gasto de energia e, consequentemente, calculado o montante a pagar pelo consumidor. Este período corresponde, normalmente, a 30 dias e irá permitir verificar em que mês tiveste um maior ou menor gasto de energia.

Dados do titular
(e do contrato)
 

Neste espaço, poderás confirmar os dados do titular do contrato, nomeadamente: o nome completo, a morada de referência e o número de contribuinte. Também terás acesso à designação dos produtos contratados. Além da eletricidade, poderás ter outros produtos ou serviços fornecidos simultaneamente, como gás natural, serviços de apoio ou de reparação.

CPE
(Código de Ponto de Entrega)
 

Esta é outra informação partilhada relativamente ao teu contrato. O Código de Ponto de Entrega (CPE) corresponde ao número de identificação da instalação de eletricidade, ou seja, identifica o local exato onde o serviço está a ser fornecido ao consumidor. Este é um código importante para permitir uma melhor gestão do serviço por parte do fornecedor e para a monitorização do consumo da energia.

Potência contratada
 

A potência que contratares define o máximo de eletricidade que tua instalação pode receber, determinando quantos equipamentos elétricos podem estar ligados simultaneamente. Na fatura, verás o valor pago pela potência contratada, por dia e no total, referente ao período de faturação. Existem 13 opções de potência disponíveis, sendo que, para residências, o habitual varia entre 3,45 KvA e 6,9 KvA.

Nota importante: Verifica se a potência contratada atende às tuas necessidades. Se o quadro elétrico desliga frequentemente, a potência pode estar desajustada. Se for superior às necessidades, pode ser reduzida.

SABES ANALISAR
A TUA FATURA ?

Perceber cada aspeto da nossa fatura de energia permite-nos não só compreender o que estamos realmente a pagar, como também nos ajuda a poupar e a gerir da melhor forma o nosso orçamento familiar. Também as rotinas do dia a dia podem mudar e ser uma mais-valia para a preservação do ambiente.

Cada fornecedor tem o seu próprio formato de fatura, contudo a informação que disponibilizamos é semelhante ou igual. Apenas se altera a sua disposição. 

Vamos explorar o nosso modelo.

SABES ANALISAR
A TUA FATURA ?

Perceber cada aspeto da nossa fatura permite-nos não só compreender o que estamos realmente a pagar, como também nos ajuda a poupar e a gerir da melhor forma o nosso orçamento familiar. Também as rotinas do dia-a-dia podem mudar e ser uma mais valia para a preservação do ambiente.

Cada fornecedor tem o seu próprio formato de fatura, contudo a informação que disponibilizamos é semelhante ou igual. Apenas se altera a sua disposição. 

Vamos explorar o nosso modelo.

Apoio ao
consumidor
de energia
(ACE)

O canal de Apoio ao Consumidor de Energia (ACE) 

O canal de Apoio ao Consumidor de Energia é um serviço da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que poderás contactar de forma totalmente gratuita e através de diferentes meios – seja via telefone, correio electrónico ou presencial.

Mais informações sobre este serviço aqui!

Já contabilizaste quantas lâmpadas tens em tua casa? Continuas a utilizar lâmpadas tradicionais? Saber escolher a melhor lâmpada no momento da compra e fazer uma boa gestão da sua iluminação, pode ter um grande impacto no ambiente e na tua carteira. Aqui pretendemos explicar-te como é feita a contabilização do gasto da tua lâmpada. Por exemplo:

ESCOLHE A 
MELHOR LÂMPADA:
CADA WATT CONTA! 

ESCOLHE A MELHOR LÂMPADA: 
CADA WATT CONTA!

Se precisas de informações, esclarecimentos ou de apresentar alguma reclamação relativamente ao consumo de energia, deves saber que não estás sozinho! 

ESCOLHE A
MELHOR
LÂMPADA
:
CADA WATT
CONTA!

Se a iluminação da tua sala é produzida por uma lâmpada de 100 W e foi utilizada durante 3 horas por dia, quer dizer que irás consumir 300 Wh/dia ou 0,3 KWh/dia.

Se a potência contratada for de 0,20€/KWh, o custo por mês desta lâmpada será de 1,80€ (contabilizando um total de 30 dias por mês). 

Agora basta multiplicar este valor pelo número de lâmpadas que tens em tua casa, para perceberes o quanto estás a desperdiçar! 

Toma a decisão mais consciente! Se optares por uma lâmpada equivalente em LED, terás uma potência de 10 W, ou seja, 0,18 €/mês! Porque informação nunca é demais! Aprofunda o teus conhecimentos, sobre como poupar na iluminação. 

ESCOLHE A 
MELHOR LÂMPADA:
CADA WATT CONTA! 

ESCOLHE A MELHOR LÂMPADA: 
CADA WATT CONTA!

O canal de Apoio ao Consumidor de Energia (ACE) 

O canal de Apoio ao Consumidor de Energia é um serviço da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que poderás contactar de forma totalmente gratuita e através de diferentes meios – seja via telefone, correio electrónico ou presencial.

Mais informações sobre este serviço aqui!

Apoio ao
consumidor
de energia
(ACE)

Se precisas de informações, esclarecimentos ou de apresentar alguma reclamação relativamente ao consumo de energia, deves saber que não estás sozinho! 

Já contabilizaste quantas lâmpadas tens em tua casa? Continuas a utilizar lâmpadas tradicionais? Saber escolher a melhor lâmpada no momento da compra e fazer uma boa gestão da sua iluminação, pode ter um grande impacto no ambiente e na tua carteira. Aqui pretendemos explicar-te como é feita a contabilização do gasto da tua lâmpada. Por exemplo:

ESCOLHE A
MELHOR
LÂMPADA
:
CADA WATT
CONTA!

Se a iluminação da tua sala é produzida por uma lâmpada de 100 W e foi utilizada durante 3 horas por dia, quer dizer que irás consumir 300 Wh/dia ou 0,3 KWh/dia.

Se a potência contratada for de 0,20€/KWh, o custo por mês desta lâmpada será de 1,80€ (contabilizando um total de 30 dias por mês). 

Agora basta multiplicar este valor pelo número de lâmpadas que tens em tua casa, para perceberes o quanto estás a desperdiçar! 

Toma a decisão mais consciente! Se optares por uma lâmpada equivalente em LED, terás uma potência de 10 W, ou seja, 0,18 €/mês! Porque informação nunca é demais! Aprofunda o teus conhecimentos, sobre como poupar na iluminação. 

Cozinha
 

FRIGORÍFICO:

- Coloca o frigorífico num local fresco e ventilado;
- Evita abrir a porta com frequência;
- Descongela o congelador regularmente;
- Não coloques alimentos quentes no frigorífico;
- Quando retirares um alimento do congelador, para ser consumido no dia seguinte, descongela-o no frigorífico em vez de o colocares no exterior;
- Desliga o frigorífico durante ausências mais prolongadas;
- Verifica se a vedação da porta do teu frigorífico está em boas condições;
- Na necessidade de comprares um novo frigorífico, opta por um modelo mais eficiente.

- Para ajudar nesta escolha vê aqui como ler a etiqueta energética.

MÁQUINA DE LAVAR A LOIÇA:

- Escolhe a capacidade da tua máquina de acordo com as tuas necessidades;
- Utiliza a máquina apenas quando está completamente cheia;

- Limpa frequentemente o filtro;

- Evita a secagem com calor (caso a sua máquina disponha desta opção). Caso a tua máquina disponha desta opção, ajusta a temperatura da água para a mais baixa; 

- Opta por modelos de máquinas de lavar loiça mais eficientes.

MÁQUINA DE LAVAR A ROUPA:

- Utiliza a tua máquina apenas quando tiver a carga máxima;
- Seleciona o programa adequado ao tipo de roupa que vais lavar;

- Limpa regularmente o filtro da tua máquina;

- Sempre que possível utiliza programas de lavagem com água fria ou com temperatura baixa; 

- Opta por modelos de máquinas de lavar roupa mais eficientes.

FORNO:

- Não abras o forno desnecessariamente enquanto estiveres a cozinhar;
- Em cada utilização aproveita ao máximo a capacidade do forno. Aproveita para cozinhar mais refeições;

- Um pouco antes de acabares de cozinhar, desliga o forno e deixa que o calor residual acabe o processo;

- Opta por recipientes de cerâmica ou vidro, pois retêm melhor o calor; 

- Limpa regularmente o forno;

- Verifica se o isolamento do teu forno está em boas condições;

- Descongela os alimentos antes de cozinhares, para diminuir o tempo necessário de confeção da refeição.

PLACA:

- Se o fundo dos teus recipientes for ligeiramente maior do que o bico do fogão irás aproveitar o calor ao máximo;
- Durante a cozedura tapa as panelas para consumires menos energia;

- Um pouco antes de acabares de cozinhar, desliga a placa e deixa que o calor residual acabe o processo;

-  Limpa regularmente a tua placa; 

- Descongela os alimentos antes de cozinhares, para diminuir o tempo necessário de confeção da refeição.

TORNEIRA:

- Utiliza a água quente apenas quando for estritamente necessário;
- Usa um redutor de fluxo de água para reduzires a quantidade de água que precisa de ser aquecida;

- Verifica regularmente se há vazamento de água quando a torneira se encontra fechada. Repara de imediato, se for necessário;

- Desliga a torneira sempre que não estiver a ser utilizada.

INTERRUPTOR:

- Opta por ter iluminação por zonas, ou seja, por diferentes fontes de luz, em diferentes áreas, para iluminar apenas os espaços que estão a ser utilizados. Por exemplo: se a tua sala tiver uma divisão para “sala de jantar” e “sala de estar”, poderás ter duas fontes de luz e utilizar apenas a da zona em que te encontras;
- Escolhe interruptores com intensificador de luz para ajustar o nível de luminosidade, conforme o necessário;

- Limpa frequentemente o filtro;

- Equaciona a utilização de sensores de movimento ou de temporizadores. 

ALIMENTOS EM CIMA DA MESA:

- Opta por consumir produtos locais ou sazonais, pois têm uma cadeia de valor alimentar mais curta. Repara: necessitam de menos transporte, menos tempo de processamento, menos tempo de armazenamento (e de refrigeração) e permitem um menor desperdício alimentar. Além da poupança de energia estarás a contribuir para uma redução da pegada de carbono.

POUPA, PLANEIA 
E ORGANIZA!

Sê um/a cidadão/ã ativo/a por um concelho mais eficiente e um futuro mais brilhante.

 

Percorre cada divisão da tua habitação e descobre onde e como poderás poupar energia. São dicas e conselhos que podes começar hoje a aplicar e a receber retornos imediatos, com uma redução dos custos na sua fatura da eletricidade e com uma redução de emissão de CO2.

Descobre como podes começar a poupar!

SABES ANALISAR
A TUA FATURA ?

Perceber cada aspeto da nossa fatura permite-nos não só compreender o que estamos realmente a pagar, como também nos ajuda a poupar e a gerir da melhor forma o nosso orçamento familiar. Também as rotinas do dia-a-dia podem mudar e ser uma mais valia para a preservação do ambiente.

Cada fornecedor tem o seu próprio formato de fatura, contudo a informação que disponibilizamos é semelhante ou igual. Apenas se altera a sua disposição. 

Vamos explorar o nosso modelo.

Sabias que cada minuto do teu banho de água quente pode estar a ter um grande impacto na tua conta da eletricidade? Cada minuto poderá custar cerca de 10€ por ano!

 

Para reduzires este impacto, poderás regular a água a uma temperatura mais equilibrada. Uma outra solução será diminuir a duração dos teus banhos! Além de energia, estarás a poupar água. Dois em um, em prol do ambiente!

VAIS TOMAR BANHO?
LIGA O CRONÓMETRO!

VAIS TOMAR
BANHO?LOREM
IMPSUM LIGA O
CRONÓMETRO!

Este é um cálculo que te poderá ajudar a ter mais consciência sobre onde se encontra o teu maior gasto de energia! Se os números a que chegaste deixaram-te um pouco assustado/a, agora já sabes o que fazer. Altera o teu comportamento!

Qual é a utilidade?

Depois dessa etapa

Multiplicas a potência de cada aparelho pelas horas que utilizaste o mesmo. Depois, somas o total para cada aparelho. No final, voltas a multiplicar pelo número de dias do mês. Calma! Isto não é nenhum quebra-cabeças. Na verdade, é mais fácil do que parece se seguires estes passos simples.

Deverás fazer um levantamento dos eletrodomésticos e dos aparelhos eletrónicos que tens em casa, bem como perceber quanto tempo por dia (em média) utilizas cada um deles. Talvez mais difícil, mas não impossível, deverás apontar qual a potência de cada um deles, representada pela unidade de energia KW.

Em primeiro lugar

Saber calcular o consumo de energia por mês poderá ajudar-te a definir o teu perfil de consumidor e a escolher a tarifa mais adequada às tuas necessidades.Agarra numa folha, num lápis e numa calculadora e vamos começar as nossas contas!

SABES CALCULAR O TEU 
CONSUMO DE ENERGIA?

SABES CALCULAR O TEU
CONSUMO DE ENERGIA?

SABES CALCULAR
O TEU CONSUMO
DE ENERGIA?

Contratar a empresa de eletricidade que melhor irá corresponder às tuas necessidades pode, à primeira vista, não parecer uma tarefa nada fácil. São muitos os preços, os planos, as condições, as tarifas, os serviços e as opções que existem e que podem confundir o consumidor.

A TAREFA DE ESCOLHER A
EMPRESA QUE TE IRÁ

FORNECER ELETRICIDADE

DESCOMPLICAR

DESCOMPLICAR
A TAREFA DE
ESCOLHER A 
EMPRESA QUE TE
IRÁ FORNECER
ELETRICIDADE

Contudo, é muito importante fazer uma análise pormenorizada ao mercado para fazer a escolha mais acertada. Em primeiro lugar é preciso conhecer as suas necessidades. Para isso aconselhamos a consulta da nossa informação “Sabes analisar a tua fatura da eletricidade?"

Basta preencher os dados que cada uma pede e depois comparar as informações partilhadas. Existem empresas entre as quais podes optar, como a EDP, Endesa, Galp, Iberdrola e Goldenergy. Podes consultar a lista de comercializadores e propostas comerciais no site da ERSE.

Contudo, é muito importante fazer uma análise pormenorizada ao mercado para fazer a escolha mais acertada. Em primeiro lugar é preciso conhecer as suas necessidades. Para isso aconselhamos a consulta da nossa informação “Sabes analisar a tua fatura da eletricidade?

Contudo, é muito importante fazer uma análise pormenorizada ao mercado para fazer a escolha mais acertada. Em primeiro lugar é preciso conhecer as suas necessidades. Para isso aconselhamos a consulta da nossa informação “Sabes analisar a tua fatura da eletricidade?

Basta preencher os dados que cada uma pede e depois comparar as informações partilhadas. Existem empresas entre as quais podes optar, como a EDP, Endesa, Galp, Iberdrola e Goldenergy. Podes consultar a lista de comercializadores e propostas comerciais no site da ERSE.

Na parte inferior da etiqueta serão apresentadas outras informações relevantes, de acordo com a tipologia do equipamento (por exemplo, a produção, o ruído, etc.).

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Neste espaço será apresentado o consumo anual do equipamento, representado por KWh/ano;

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A classe de eficiência energética do equipamento em causa é destacada por esta indicação com fundo preto;

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Esta é a escala de 7 classes representada por letras de A (melhor eficiência) a G (menor eficiência) e por cores, entre o verde e o vermelho;

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Neste espaço encontrarás a identificação do modelo do equipamento em causa;

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Através do código QR poderás ter acesso à ficha técnica com informações adicionais sobre o equipamento;

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PRECISAS DE COMPRAR UM
FRIGORÍFICO NOVO? FAZ UMA
COMPRA MAIS CONSCIENTE!

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Já te questionaste sobre qual a utilidade daquele autocolante, com uma escala de cores, que aparece nos eletrodomésticos que estão à venda?

Trata-se de uma etiqueta energética que nos permite saber se o eletrodoméstico é mais ou menos eficiente. Desde 2021 que existem 7 classes energéticas que variam entre a classe A (com maior eficiência) até à classe G (menor eficiência.

PRECISAS DE
COMPRAR UM

FRIGORÍFICO NOVO? FAZ UMA
COMPRA MAIS CONSCIENTE!

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